Normas de Submissão


 

Os textos completos devem ser enviados para o e-mail coloquiobrasilargentina@gmail.com até 20 de maio de 2013. Devem ser enviados nas seguintes extensões: .doc, .docx ou em .rtf.

 

Todos os textos serão avaliados por dois membros do Conselho Científico do evento. Os trabalhos com as melhores avaliações participarão do colóquio.

 

O texto deve obedecer à seguinte sequência:          

1. Título: centralizado, em negrito, com maiúscula só para letras iniciais. Fonte: Times New Roman 16. Deve ser escrito em português, primeiramente, e, após o intervalo de duas linhas, em espanhol.           

2. Nome(s) do(s) autor(es): à direita da página em negrito, duas linhas abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais. Fonte: Times New Roman 12. Inserir nota de rodapé, indicando titulação, nome por extenso da instituição à qual está vinculado e endereço eletrônico para contato. (Obs. inserir informações sobre eventuais financiamentos relacionados ao trabalho) 

3. Resumo/Resumen: deve-se necessariamente incluir um resumo em português e outro em espanhol, em caso de artigo em português ou espanhol. Colocar a palavra Resumo/Resumen em Times New Roman 11, negrito, maiúscula para letra inicial, duas linhas abaixo do nome do autor, seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser apresentado em Times New Roman 11, espaço simples, sem recuo. O resumo deve ter, no mínimo, 50 e, no máximo, 200 palavras.



4. Palavras-chave/Palabras-clave: devem ser acrescentadas após cada resumo. Dar um espaço em branco. Fonte: Times New Roman, 11, espaço simples. As palavras-chave deverão estar em redondo, sendo separadas por ponto. Pede-se de 3 a 5 palavras-chave.



5. Texto: em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. Usar espaçamento 1,5 entre o corpo do texto e subitens, ilustrações e tabelas, quando houver. Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 30 páginas.

5.1. Parágrafos: usar tabulador (1,25 cm). 

5.2. Subtítulos: Times New Roman 14, sem recuo, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula. A numeração usada deve ser em algarismos arábicos. A referência bibliográfica não é numerada. 

5.3. Tabelas e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir dentro do padrão geral do texto e no espaço a elas destinado pelo autor. Recomenda-se o uso de imagens em 72 px de resolução. Evitar o uso de imagens em grandes dimensões. 

5.4. Notas de devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. Fonte: Times New Roman 10, espaço simples. 

5.5. Ênfase ou destaques no corpo do texto – deve-se usar negrito. Para palavras em língua estrangeira, usar itálico.    

5.6. Citações de até três linhas vêm entre aspas, (sem itálico), seguidas do sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página(s). Ex.: (CANCLINI, 2007: 61). Com mais de 3 linhas, com recuo de 1,25 cm em ambas as margens, fonte Times New Roman 11, sem aspas, sem itálico, espaço simples, também seguidas do sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em itálico


Alguns exemplos de citações:

           
• Citação direta com três linhas ou menos           
Canclini (1992: 57) afirma ainda “ Assim, a plasticidade do texto compõe-se juntamente com os recursos de que lança mão a encenação.”            

• Citação indireta      
Para o dramaturgo e diretor alemão Bertolt (1967), o teatro não deve proporcionar apenas as sensações e os impulsos que são permitidos pelo respectivo contexto histórico. 

 

 

Referências bibliográficas: devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho. As palavras Referências bibliográficas só com a letra R maiúscula, em negrito, sem recuo. Colocar duas linhas antes da primeira entrada. Espaço simples nas referências bibliográficas, com uso do deslocamento automático. Espaçamento simples entre as obras citadas. Fonte: Times New Roman 11. Para os sobrenomes dos autores, use letras maiúsculas.

 

 

Alguns exemplos de referências bibliográficas:

 

Livro

CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada.  São Paulo: Iluminuras, 2007.

 

Capítulo de livro

FREIRE FILHO, João. “A celebrização do ordinário na TV: democracia radical ou neopopulismo midiático?”. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

 

 

Artigo de periódico

MAYER, Vicki. “A vida como ela é/pode ser/deve ser? O programa Aqui Agora e cidadania no Brasil”. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v.29, n.1, 2006.

 

 

Artigo de jornal

TEIXEIRA, Ivan. Gramática do louvor. In: Folha de S. Paulo, Jornal de Resenhas. São Paulo, 08/04/2000: 04.

 

Dissertação e tese

WANDERLEY, Sonia. A construção do silêncio: a Rede Globo nos projetos de controle social e cidadania (décadas 1970/1980). Dissertação de Mestrado em História. Niterói: UFF, 1995.